A Leitura de Cocho é um processo fundamental para o sucesso do confinamento. Ela fornece parâmetros para avaliar a necessidade de ajuste do volume da dieta a ser distribuída diariamente. Com isso, influencia o desempenho dos animais e ajuda a evitar desperdícios, otimizando toda a operação e impactando no resultado financeiro da fazenda.
Como a Leitura de Cocho é realizada
Com base na avaliação de uma série de fatores, realiza-se uma classificação, lote a lote, da situação diária do cocho em escores. Apartir daí, conforme esta classificação, define-se o ajuste da dieta a ser realizado.
Quando fazer leitura de cocho
Sugere-se que a leitura seja feita 3 vezes ao dia, sempre registrando as pontuações para que haja uma comparação de desenvolvimento.
Isso é fundamental para entender quais impactos positivos e negativos você tem com a nutrição. Afinal, pode ser que seu rebanho esteja se alimentando corretamente mas o alimento seja inadequado, por exemplo.
Pela manhã, antes do 1º trato: Com o objetivo de identificar a necessidade de ajuste da quantidade de dieta que será fornecida no dia
À tarde, antes do último trato: Para verificações gerais do lote e do manejo de fornecimento de ração – não deve ser realizada com o propósito de ajuste de ração
À noite, por volta das 21h / 22h: Para fornecer informações e otimizar a leitura matutina.
Abaixo, segue sugestão de parâmetros utilizados para classificação do cocho em escores e os ajustes no volume da dieta a serem realizados de acordo com o escore obtido:
Entendido a lógica da Leitura de Cocho, abordaremos a seguir, cada um dos itens que devem ser avaliados neste processo.
Como fazer leitura de cocho
Observação do Cocho
A atividade central do processo de leitura do cocho consiste na observação do cocho. Há que se identificar, lote a lote, se há sobras de ração ou se o cocho está vazio. Caso haja sobras, estas devem ser mensuradas conforme os parâmetros acima.
Se o cocho estiver vazio, é preciso observar se há sinais de que este esteja lambido – geralmente apresentando um aspecto brilhante / lustroso.
Comportamento Animal
O seu rebanho te diz muita coisa de acorodo com a forma com que ele se comporta! Um detalhe de comportamento importante para a nutrição é, a movimentação momentos antes do 1º trato do dia. Se estiverem com fome, com a aproximação do veículo distribuidor do trato, grande parte dos animais já estará de pé, na linha de cocho, apresentando certa agitação.
Tal comportamento pode indicar fome e deve ser considerado para as classificações de escores de cocho, que podem ser iguais a -1 ou -2. Caso os animais estejam tranquilos, os demais aspectos devem ser avaliados.
Escore Noturno
A leitura de cocho noturna pode fornecer informações para otimizar o processo matutino. Caso o cocho já esteja vazio, é um forte de indicativo para classificações do escore em 0, -1 ou -2.
Período de Confinamento
O consumo dos animais durante o período do confinamento não é linear. Nos dias iniciais, com animais mais novos, a evolução de consumo tende a ser muito rápida até atingir ao redor de 1,8% PV (em torno de 7-8Kg MS/cab/dia).
Nesta fase escores de cocho abaixo de zero são comuns e necessários. Em seguida, os animais entram em uma fase de aumento constante de consumo de matéria seca, porém menos intensa. Nesta fase deve-se tomar cuidado com sequências de notas abaixo de zero.
Como referência, o consumo tende a aumentar ao redor de 0,2 a 0,3KgMS/dia. Por fim, ao redor do 28° ao 38° dia de confinamento os animais entram em uma fase de boa estabilidade, que permanecerá até o fim do confinamento, onde as variações de consumo de matéria seca (Kg/dia) serão muito sutis, havendo uma tendência de pequena queda no final do confinamento.
A leitura de cocho é parte fundamental do processo de manejo de cocho controlado, que impacta diretamente nos resultados do negócio de confinamento. Com base em uma classificação em escores diários, que considera fatores como a observação do cocho, o comportamento dos animais, o escore de cocho noturno e o período do confinamento.
Assim, provê critérios para identificação da necessidade de correção do volume de dieta distribuído diariamente e, com isso, auxilia a garantir a boa performance do rebanho, além de evitar desperdícios.
O TAURUS, mais completo software de gestão da pecuária de corte, auxilia os gestores e empresários para tomadas de decisão mais precisas, garantindo segurança da informação e agilidade ao sistema produtivo.
O módulo de automação do trato do sistema assegura maior assertividade a todo o processo de manejo de cocho, ao eliminar controles manuais, automatizando o carregamento e a mistura no vagão misturador e a distribuição do trato no confinamento.
Todas as leituras de cocho podem ser realizadas e cadastradas no sistema, in loco nos lotes pelos colaboradores, simultaneamente, gerando assim, as informações referentes ao próximo trato. Para saber mais, acompanhe a página da PRODAP nas redes sociais e agende uma visita com um de nossos consultores.
0 comentários