Categoria: Gado de Corte

Cuidados com a Rotina dos Cochos de Suplementação 

Data: 06/09/23

Autor: Diretoria Okto

Vamos abordar um tema importante: os cuidados com a rotina dos cochos de suplementação durante a transição do período das águas para a estação de seca na pecuária de corte. Principalmente durante o outono, a condição da pastagem muda devido a diminuição da incidência solar e das chuvas. Essa mudança na pastagem exige um programa de nutrição com teores mais elevados de nitrogênio. 

Por isso, vamos discutir os cuidados necessários ao manejar os cochos nessa situação. 

Cuidados com a Movimentação dos Produtos nos Cochos 

Na pecuária de corte existem duas situações comuns em relação aos cochos de suplementação durante a seca: a reposição insuficiente de produtos para atender ao rebanho em determinado lote e a falta de necessidade de reposição, quando há produtos em quantidade suficiente. É importante avaliar o impacto de mexer ou não mexer nos produtos, portanto deve-se sempre ficar atento as necessidades nutricionais do gado. 

Formação de Panelas e Acúmulo de Água 

Quando o produto não é mexido no cocho, ocorre a formação de panelas que podem acumular água em caso de chuvas. Essa água pode representar um risco à saúde dos animais, principalmente em transições alimentares com níveis mais elevados de nitrogênio, como a ureia. Os animais que consumirem esse produto correm o risco de ingerir uma grande quantidade de água com nitrogênio, causando intoxicação. Portanto, é fundamental movimentar o produto no cocho e mantê-lo protegido de chuvas ocasionais para evitar o acúmulo de água e garantir o consumo seguro. 

Recomendações e Medidas Adicionais 

Portanto, para manter uma rotina de cuidados eficiente na pecuária de corte, é recomendado mexer o produto no cocho sempre que não houver movimentação por um período determinado.  Além disso, deve-se mantê-lo sempre protegido das intempéries do clima e em caso de chuvas, pode-se fazer dois furos nas extremidades dos cochos, próximo à junção com o fundo, para permitir a drenagem. 

ENTRADA DA SECA: cuidados necessários no manejo do cocho | Porteira Adentro

Concluindo o tema de hoje, gostaríamos de frisar que os cuidados citados na rotina dos cochos durante a transição das águas para a seca na pecuária de corte são essenciais para garantir um plano nutricional adequado e sem contratempos. 

A implementação da Pecuária de Precisão pode trazer benefícios significativos para o seu negócio. Quer saber mais? Precisa de mais informações sobre os cuidados com os cochos de suplementação? Clique aqui e fale diretamente em nosso WhatsApp.  

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *