Qual o melhor manejo de cocho no confinamento de gado: Ad Libitum ou Controlado?

Data: 19/06/23

Autor: Ayslla Karine

São vários os tipos de tratamentos para a alimentação de um boi destinado ao confinamento. Dependendo das particularidades da propriedade onde o gado fica confinado, o dono pode escolher entre os manejos de cocho: Ad Libitum, Restritivo, Controlado e Cocho Cheio, por exemplo. Mas, para começar vamos te explicar o que é um gado em confinamento.

 O que é confinamento de gado?

O confinamento de boi nada mais é que um sistema de criação em que os bois são mantidos presos em um determinado espaço dispondo de uma dieta balanceada, a depender da categoria, com objetivo de deixar o animal no melhor estado possível para o abate. O método é mais utilizado para a fase de engorda dos animais, por isso a escolha do manejo correto do cocho é tão importante. Além disso, pode ser usado para recriar bezerros e aliviar os pastos na época da seca, por exemplo. Dentre as vantagens do confinamento de gado, estão a produção de carne em um período de maior escassez (seca), redução da idade de abate dos animais, menor despesa com reformas de pastos, liberação da área do pasto para outro uso durante período do confinamento, entre outras.

Qual manejo de cocho escolher para o meu gado em confinamento?

Ad Libitum

Neste você pode fornecer alimento à vontade para os animais, controlando apenas a quantidade total diária que será oferecida ao gado. A vantagem desse sistema é a menor demanda por controle no consumo dos animais. No entanto, apresenta algumas desvantagens, como: o tratador perde a percepção de quanto de ração deve ser adicionada nos currais, a grande variação no consumo pode levar os animais à acidose ou à variação de desempenho e, também, há desperdício de alimento durante a limpeza dos cochos

Manejo Controlado

Indicado quando há maior capacidade de leitura do cocho, o manejo controlado permite o reaproveitamento da ração viável, remanescente do trato do dia anterior. Com base na leitura do cocho, a quantidade de alimento é pré-estabelecida e contribui para a redução das variações de consumo diário. A intenção é que o gado consuma a vontade e a sobra de ração pela manhã seja maior que 1% e menor que 8%.  No entanto, exige uma maior capacitação da equipe e maior controle e gestão das métricas do cocho.

Qual é melhor para o confinamento do gado?

Não tem melhor ou pior, tudo depende da fase em você está: se você está começando agora no processo de gado confinado, o melhor é o manejo Ad Libitum pois o processo é mais fácil para uma equipe que não tem experiência, apesar de ter a desvantagem com a quantidade maior de sobra.

A partir do momento que for ganhando mais confiança e experiência em cuidar do gado confinado, pode-se migrar para o Manejo Controlado. Com essa migração será preciso o uso de recursos mais sofisticados, porém a sobra será evitada pois se sabe a quantidade ideal que o animal precisa comer por dia.

Aprendeu um pouco mais sobre confinamento de gado? Se ainda restou alguma dúvida, acesse nosso canal no YouTube e venha aprender mais sobre os manejos de cocho:

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *