O uso da inteligência artificial na pecuária

Data: 11/05/23

Autor: Marketing

Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca criar sistemas que consigam realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como reconhecimento de fala e tomada de decisões. Essa tecnologia permite que os computadores aprendam e realizem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Eles podem “pensar” e “tomar decisões” com base em padrões identificados em grandes quantidades de dados. O objetivo é tornar os computadores mais eficientes e inteligentes em suas tarefas.

Aplicações desenvolvidas em IA tem se tornado parte do nosso dia a dia, desde assistentes virtuais em smartphones até sistemas de diagnóstico médico e carros autônomos. A IA tem nos ajudado a resolver problemas de maneira mais rápida e eficiente, e suas aplicações também estão presentes na pecuária. 

Lore: a primeira IA aplicada da pecuária no Brasil

A Prodap sempre foi uma pioneira no setor da pecuária. Visando solucionar os problemas do produtor rural, investiu em áreas de consultoria, nutrição e tecnologia. Em seu pioneirismo e visão de futuro, a Prodap desenvolveu, em 1992, o primeiro software de gestão pecuária do Brasil. Em 2021, realizou o lançamento da Lore, um aplicativo para smartphone que se estabeleceu como a primeira IA aplicada à pecuária no Brasil.

Desde então, a Lore tem quebrado paradigmas, otimizando o serviço de clientes e consultores por meio de dicas e sugestões baseadas em dados. Aqui, a nossa ideia com a Lore é utilizar os dados para termos recomendações e predições personalizadas para cada cliente, tornando a Lore a assistente virtual que hoje falta no campo.

Veja o que o Portal DBO disse sobre a nossa tecnologia

Nova funcionalidade: predição do ganho de peso em confinamento

Hoje, mais uma vez, a Prodap dá um passo ao futuro, quebrando mais uma vez paradigmas ao lançar na Lore sua nova funcionalidade baseada em IA: a predição de ganho de peso no confinamento. Por meio dessa funcionalidade, permitiremos que os produtores e consultores tenham em suas mãos o peso final de um animal após um período no confinamento. Assim, permitindo que eles possam ter uma melhor visão estratégica e econômica de sua fazenda. Além disso, a Lore também indicará ao produtor possíveis desvios em sua produção, mostrando a ele como isso pode estar impactando no peso dos animais.

Para conseguirmos tais feitos, o time Prodap teve ajuda de diversos especialistas de campo e do setor da tecnologia, os quais nos ajudaram a construir as variáveis que compõem o nosso modelo, unindo conhecimento teórico e prático. Além de termos modelos específicos para cada confinamento e fazenda, utilizamos variáveis de características dos animais (raça, sexo, idade), a estimativa do quanto o animal comeu em um dia e conseguimos capturar desvios no trato e manejo. Isso tudo só é possível, pois estimamos essas variáveis através dos dados históricos capturados em nossos sistemas Prodap Views Prime, o qual coleta informações diárias sobre o confinamento. Com um sistema robusto, a IA da Lore ainda consegue inserir novos usuários no sistema através da captura de padrões de atuação similares aos que estão em nosso banco de dados, permitindo assim que novos clientes desfrutem de nossa tecnologia.

Atualmente, o time já está trabalhando para melhorar ainda mais a Lore e o modelo de previsão de peso. No futuro, pretendemos trazer o ponto ótimo de abate para os produtores, indicando a eles qual é a melhor data para abater um animal. Além disso, estamos trabalhando em módulos para interpretação detalhada dos resultados, permitindo ao produtor os motivos que levaram a nossa IA a indicar tal peso como abate. 

Ressaltamos que este é apenas o começo da revolução da IA na agropecuária, e como sempre a Prodap está a frente dessa revolução.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Lore

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *