Alcançar bons índices de produção é o desejo de todo pecuarista. É comum ouvir relatos de que a pecuária dos dias de hoje já não é mais como a de antigamente. Apesar do encurtamento das margens com o passar dos anos, sabemos que o avanço da tecnologia tem auxiliado muito os produtores a alcançarem bons resultados.
Com o passar dos anos, a pecuária brasileira ganhou expressão, visibilidade e passou a ser muito mais exigente. A preocupação deixou de ser apenas produzir, mas produzir com qualidade e principalmente com responsabilidade ambiental e de forma sustentável.
Para se desenvolver você precisa estabelecer metas com prazos realistas para que elas se tornem projetos factíveis, cujo objetivo central seja a melhoria dos resultados econômicos. Por isso, um dos pilares que vão garantir que você atenda às exigências do mercado é estar atento aos índices zootécnicos.
O que são Índices Zootécnicos?
Os índices zootécnicos conduzem, acima de tudo, a qualidade e controle do rebanho. São os dados quantitativos e qualitativos, que refletem em números o desempenho da sua produção.
Em uma propriedade de leite, temos de forma geral, por exemplo, indicadores reprodutivos, de controle leiteiro, sanidade animal, nutrição, entre outros. Dentro desses “módulos”, existem diversos indicadores zootécnicos a serem analisados. Um profissional que faz uma boa gestão desses principais indicadores, certamente está à frente no mercado.
São taxas que conduzem o comportamento do produtor independentemente de qual é o modelo de negócio da fazenda. Por meio da análise desses indicadores, quando bem coletados e gerenciados, os produtores tomam decisões mais assertivas, garantindo a qualidade da gestão do rebanho.
Os índices zootécnicos variam conforme as características de cada rebanho. O principal objetivo é auxiliar o produtor a alcançar as metas estabelecidas e potencializar seus resultados. Assim, esses índices também são responsáveis por permitirem um melhor uso da propriedade ocupada pela atividade pecuarista.
Por que conhecer bem os índices zootécnicos te dá vantagem em relação ao mercado
Com as margens cada vez mais apertadas, o produtor se sente pressionado a manter uma alta produtividade com qualidade. Com a tecnologia, uma das maiores aliadas da pecuária, sabemos que atualmente o cenário vem evoluindo.
Na pecuária de leite, por exemplo, alguns laticínios chegam a bonificar produtores que entregam uma qualidade do leite acima da média exigida, com baixa CCS e excelente porcentagem de sólidos.
Uma demonstração muito assertiva sobre o bom uso de dados, falando sobre áreas destinadas à pecuária, vem quando observamos o gráfico Área de Pastagem x Produtividade @/ha do IBGE. O que antes se refletia em muita área e pouca produtividade, hoje se tornou muita produtividade em pouca área.
Quais os principais índices zootécnicos?
Existem uma série de índices zootécnicos que podem e devem ser acompanhados. No entanto, é necessário entender que esses dados devem ser medidos considerando o tipo de negócio. Por isso, há variações entre os índices zootécnicos acompanhados em cada propriedade.
Tenha em mente que esses dados, apresentarão um raio-x do rebanho, fornecendo informações precisas do possível potencial existente em determinada propriedade. Assim, é possível o produtor analisar e entender onde pode e deve corrigir para melhorar seus índices produtivos.
Alguns exemplos de índices zootécnicos:
Taxa de Natalidade
Esse índice é dado pela porcentagem do número de bezerros nascidos em relação ao número de vacas cobertas ou inseminadas. Ela determina quantos bezerros a vaca produz ao longo da vida útil.
Aqui é importante saber: quanto mais bezerros produzidos, menos matrizes precisam ser mantidas na propriedade.
Intervalo Entre Partos (IEP)
Muito associada com a taxa de natalidade, é o período médio entre partos de uma matriz e que está relacionado à quantidade de bezerros produtivos ao longo da sua vida.
O IEP é um importante parâmetro para analisarmos a reprodução, principalmente se o foco da propriedade for trabalhar com produção de bezerros ou produção leiteira.
Lembrando que o ideal é que os animais consigam ter um IEP médio de 12 meses, pois o período de gestação dura em torno de nove meses (280 dias).
Índice de Mortalidade Geral
Esse índice mostra a porcentagem de animais que morreram em relação ao número de animais da fazenda em um determinado período.
Vale ressaltar que ela pode ser dividida por faixa etária, por sexo ou variar conforme a análise desejada pelo produtor.
Esse índice é muito importante, pois pode ajudar a identificar problemas sanitários, por meio de exames realizados por médicos veterinários, que muitas vezes passam despercebidos pelo produtor.
Taxa de Mortalidade de Bezerros
Esse índice mostra a taxa de bezerros nascidos que não chegaram a ser desmamados. A mortalidade deve ser mínima para maximizar o retorno dos investimentos.
Idade de Abate
Está diretamente relacionada ao ganho de peso dos animais, afinal se a intenção é levar ao abate, quanto maior o peso alcançado em menor tempo, melhor.
Sendo assim, se maximizarmos o ganho de peso diário dos animais, diminuímos a idade de abate e aumentarmos o nº de animais comercializados em um determinado período.
Rendimento de Carcaça
O rendimento da carcaça é a relação entre o peso do animal a ser abatido (vivo) e o peso da carcaça expresso em porcentagem.
O peso da carcaça é dado pela porção muscular, dos ossos e da gordura. O mais importante aqui é tentar alcançar a melhor distribuição de gordura na carcaça. .
Taxa de Lotação ou Produção x Ha
A taxa de lotação é a relação entre o número de unidades animais (UA) e a área por eles ocupada.
É a produção animal por ha, ou seja, quanto de carne (ou carcaça) foi produzida ao longo do ano em uma determinada área. Essa produção pode ser calculada via unidade animal.
Trace bem os objetivos do seu negócio
Para falar de índices zootécnicos é importante ter bem definido o tipo de produção da fazenda e qual o objetivo a ser alcançado no negócio.
Só é possível medir aquilo que é gerenciado por isso, ter conhecimento dos índices zootécnicos com metas bem estabelecidas, fazem toda a diferença no resultado. Acompanhar as informações e os dados do rebanho pode ajudar na tomada de decisão, impactando diretamente no resultado financeiro do negócio.
Os índices zootécnicos são responsáveis pelo crescimento da pecuária brasileira, são eles a base de toda a tecnologia e podem ser responsáveis pelas mudanças de estratégias necessárias na propriedade.
Quer conversar com um dos nossos especialistas e descobrir como analisar todos esses índices de forma rápida, fácil e assertiva? Entre em contato conosco.
Texto atualizado em 14/04/2023 por Emilly Souza
0 comentários