Os ruminantes são animais que vivem em grupos. Esse comportamento é uma característica evolutiva que confere a eles vantagens contra predadores, além de questões reprodutivas.
O comportamento social dos ruminantes sofre grandes impactos quando se trata do manejo animal. A divisão correta dos lotes pode acarretar em diversos benefícios, por exemplo, a excelência nutricional.
Objetivos da divisão de lotes
A divisão de lotes tem como objetivo:
- Minimizar os impactos das interações animais
- Aumentar a homogeneidade por grupo
- Ter formulação de dietas mais precisas
- Diminuir a perda de nutrientes e desperdícios
Como a divisão de lotes influencia a nutrição das vacas leiteiras?
Os ruminantes passam, em média, 15 horas do dia ingerindo alimentos e ruminando, ou seja, a alimentação é a principal atividade realizada por eles.
A nutrição possui influência direta na produção de leite e alterações corporais dos animais, sendo de extrema importância para o sucesso em um sistema de produção.
O agrupamento correto dos animais tem impacto significativo no comportamento e no consumo, além de possibilitar a formulação de dietas específicas para cada lote, aumentando a produtividade dos animais.
Sendo assim, a divisão de lote e a preocupação com sabor, odor, textura e aparência do alimento, status emocional do animal, interações sociais e o aprendizado do animal se tornam tão importantes quanto a formulação da dieta.
Estudos mostram que vacas leiteiras alimentadas em grupo são mais saudáveis, confiantes, satisfeitas e produtivas.
Veja também: Clique na imagem e acesse o nosso ebook para conhecer As melhores práticas de manejo alimentar para bovinos de leite!
Divisão de lotes e o consumo
A ingestão de alimentos é controlada fisiologicamente. Porém, alguns componentes são moduladores que impactam no consumo de alimentos e de água.
A palatabilidade do alimento, instalações, clima e divisão de grupo são alguns dos fatores reguladores de ingestão pelos ruminantes, além dos fisiológicos e quimiotáticos.
O controle físico é feito a partir da capacidade de distensão do rúmen-reticulo em função do teor de fibra detergente neutro (FDN) da alimentação.
O controle fisiológico vem do balanço nutricional da dieta, especificamente relacionado à manutenção do seu equilíbrio energético.
O fator psicológico está relacionado a resposta animal a estímulos inibitórios e estimuladores no alimento ou no manejo alimentar.
O fato de serem comunitários faz com que a ação de uma vaca influencie na ação das demais em um efeito denominado facilitação social, no qual uma vaca ao ir comer influencia as outras a irem também, estando com fome ou não.
Bem estar
O manejo animal deve ser planejado de forma que permita o comportamento animal normal, focando no bem-estar, conforto e ampla movimentação para que, dentro do grupo, os ruminantes possam formar suas hierarquias de dominância.
A importância de uma divisão de lote correta é valorizar as vantagens do agrupamento animal e as regras de dominância social.
A dominância social nos bovinos está relacionada à idade , tamanho corporal e tempo do animal no rebanho.
Com a melhora na socialização dos animais, a competição do grupo é minimizada e o estresse animal é reduzido
Como separar as vacas em lotes
Um dos manejos mais utilizados nas propriedades é a divisão dos animais de primeira cria e multíparas.
Essa prática favorece o grupo pela necessidade das vacas que ainda estão em desenvolvimento receberem nutrição diferenciada, devido ao requerimento corporal para produção e crescimento. Geralmente, esse grupo apresenta maior consumo e produção.
Além da divisão por número de crias, a utilização de critérios como produção de leite, DEL e estado de gestação (lote pré – parto) são muito usuais pela necessidade de uma nutrição diferenciada, devido a suas exigências, como exemplificado com o lote de primíparas.
A divisão também pode ocorrer por questões sanitárias do rebanho. A segregação dos animais doentes ou com algum marcador sanitário, vacinação, por exemplo, são muito importantes pois afetam diretamente o resultado do produto.
Como fazer uma boa gestão dos lotes
Em resumo, a estratégia de divisão de lote, quando respeitada e planejada levando em consideração as questões fisiológicas e comportamentais dos ruminantes, é uma ação que resulta em impactos positivos na gestão das fazendas.
Com o Prodap Smartmilk, na aba “Análise de loteamento” é possível acompanhar em qual lote cada vaca se encontra, a quantos dias, qual é o seu estado reprodutivo e muito mais para te auxiliar na tomada de decisões de forma muito mais fácil!
0 comentários