A Prodap é feita de pessoas incríveis que estão revolucionando a pecuária.
Para inspirar outras pessoas que acreditam nessa transformação, vamos contar a trajetória de grandes profissionais que nos ajudam a escrever a nossa história.
Dessa vez nós vamos contar sobre a caminhada profissional do Rafael Guerra, Gerente de Negócios e que integra o time Prodap há 14 anos.
Quem é Rafael Guerra?
“Sou mineiro, natural de Belo Horizonte, formado em Zootecnia pela Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Mesmo morando em BH eu sempre tive uma ligação desde a minha infância com o meio rural. Minha avó materna tinha uma fazenda de pecuária leiteira e lembro-me que ir para a fazenda era a programação das minhas férias escolares. E com o passar do tempo eu fui me interessando com a pecuária e com a possibilidade de fazer carreira nesse ramo. Ao concluir o ensino médio, veio a oportunidade de me matricular no curso técnico em agrícola na cidade de Florestal (MG) e foi nesse momento que iniciou a minha jornada profissional no agro.
Sou casado e pai do Vicente, que está com um ano e dois meses de idade. Viajo muito por causa da minha profissão, mas gosto muito de viajar com a família e ir para o interior para descansar. Minha vida é um pouco badalada e gosto mais da tranquilidade e de estar com familiares e amigos.”
Quais foram os maiores desafios da sua carreira e o que eles te ensinaram?
“O primeiro grande desafio a ser enfrentado foi no período da graduação. Na época, eu havia conseguido um estágio de quatro meses, mas para me dedicar ao estágio eu teria que “trancar” a faculdade. Contudo, segundo as políticas da instituição na qual eu estudava, o trancamento não era permitido. Sendo assim, tive que negociar com alguns professores para que eles me reprovassem em algumas matérias. E essa negociação deu certo e consegui me dedicar ao estágio e posteriormente cursar as matérias na qual havia sido reprovado.
Essa experiência me ensinou que, na vida, precisamos saber nos comunicar, pois sem comunicação não chegamos a nenhum lugar e precisamos aprender a negociar, porque o tempo todo estamos negociando, mesmo que a gente não perceba. Mas os desafios não param por aí…
O primeiro desafio foi enfrentado e superado, mas havia o segundo: mudar de casa, sair do meu conforto e ir para a região centro-oeste atender a carteira de clientes dos estados do MT e MS. E eu fui! E foi nessa experiência que tive o primeiro contato com a tecnologia na pecuária. A empresa que me contratou possui um software de melhoramento genético e eu era o responsável por fazer a implantação desse sistema em algumas fazendas.
Foi um período de muito aprendizado e que me ensinou que, para crescer e se desenvolver, precisamos sair da zona de conforto e ir em busca dos nossos sonhos e objetivos.
E foi através desse estágio que eu conheci a Prodap. Na época era comercializado o Prodap Profissional e eles estavam com uma vaga aberta para a área comercial com o foco na venda de nutrição. Participei do processo seletivo mas não fui aprovado para essa vaga. Contudo, mantive contato com o Bernardo Reis, que na época era um dos diretores, e após quatro meses ele me ligou me oferecendo a oportunidade de trabalhar no time de suporte do Prodap Profissional. E fui entrando nos desafios diários que toda carreira tem e estando atento para perceber as oportunidades e me desenvolvendo para “abraçá-las”.
Porquê a Prodap?
“O que me motivou a vir trabalhar na Prodap e o que me motiva a permanecer é o propósito de transformar a história dos nossos clientes. Um dos nossos pilares estratégicos e que está no DNA da Prodap desde a sua fundação é o pilar da experiência do cliente, e esse pilar orienta todas as nossas decisões. E contribuir com a transformação e proporcionar experiências para os nossos clientes gera muito valor para mim e me motiva diariamente.
A Prodap é uma empresa que oferece muitas oportunidades para os prodapers se desenvolverem e progredirem na carreira. Como citado anteriormente, comecei no suporte e me foi dada a oportunidade de ministrar os treinamentos do Prodap Profissional e posteriormente fazer a implantação desse sistema. Essas atividades eram realizadas por um consultor terceirizado. E surgiu mais uma oportunidade, ir para a área comercial onde atendia tanto a parte de software como a venda de nutrição. Entretanto, aumentamos o número de vendas de nutrição, e por isso tive que sair da área de tecnologia para atender somente a parte de nutrição.
Outro fator que me fez escolher e me manter aqui na Prodap é estar ao lado de excelentes profissionais que irão contribuir para o meu crescimento profissional e pessoal. Atuando na área comercial com foco em nutrição tive a oportunidade de trabalhar ao lado do João Correia (para conhecer a história do João clique aqui). E por mais que o nosso trabalho tivesse como foco o comercial, o João sempre gostou de dar um apoio técnico aos clientes e eu sempre gostei dessa área técnica também. E aí surgiu a oportunidade de migrar de uma área mais comercial para uma área mais técnica, e nesse momento fiz minha transição de carreira. No início eu atendia clientes em MG e também em outros estados. Todavia, com o passar do tempo surgiu a oportunidade de focar meus atendimentos no estado de Goiás. E essa transição de carreira se deu com o apoio do João e com as trocas de experiência que tivemos.
Fazendo um resumo, passei pelo time do suporte, implantação, comercial com a venda de tecnologia e nutrição, consultor técnico, líder de contas até assumir a posição de gerente.
Você pode notar que a Prodap oferece oportunidades e, como falei anteriormente, precisamos perceber e nos desenvolver para abraçar as oportunidades.”
Quais são as suas dicas para quem está começando agora?
- Esteja atento(a) para perceber as oportunidades que surgem no seu caminho e se desenvolva para que você seja a pessoa certa para abraçar as oportunidades;
- Esteja aberto(a) para aprender, questionar, pedir ajuda, errar e aprender com os seus erros. A zona de conforto é um ótimo lugar mas você não aprende nada de novo estando lá;
- Enxergue os desafios como oportunidades de você se desenvolver e descobrir novas habilidades sejam elas técnicas ou comportamentais;
- Não seja apegado(a) ao cargo e status, porque estamos vivendo uma era onde tudo muda muito rápido e o que hoje é útil amanhã pode se tornar obsoleto.
- Não seja resistente à mudança! Esteja aberto(a) e disposto às mudanças e tenho certeza que boas oportunidades irão surgir.
Qual é o futuro da pecuária e como você acredita que o seu trabalho contribui para esse futuro?
Para mim a pecuária do futuro será aquela cujo a preocupação central será treinar, capacitar, desenvolver, cuidar e confiar nas pessoas. Na minha visão, o mindset de comando e controle e de microgerenciamento não farão parte do futuro da pecuária e é aí que entra o meu trabalho e o trabalho da Prodap. Temos a missão e o desafio de levar a capacitação para os colaboradores dos nossos clientes para que eles possam desempenhar com eficácia o seu trabalho e, consequentemente, criar relações de confiança entre líder e liderado.
Se você se identifica com nosso jeito de ser e quer fazer parte deste time que está transformando a pecuária, acompanhe nossa página de carreiras e se inscreve em nossa vagas: https://jobs.kenoby.com/prodap
0 comentários