O compost barn é um sistema de confinamento que visa a melhoraria do conforto e bem-estar dos animais, resultando em melhores índices de produtividade do rebanho.
Neste texto você iá entender o que é, quais são as vantagens, como construir em pequenas propriedades e fazer o manejo corretamente!
O que é compost barn?
O objetivo do confinamento na pecuária leiteira é proporcionar maior controle do ambiente em que os animais estão alojados, resultando em uma maior expressão do potencial produtivo e mais conforto.
Dentre as opções de confinamento está o Compost Barn.
Este sistema é formado por um galpão com uma cama grande de compostagem. A cama se separa do corredor de alimentação e é comum para os animais.
No comport barn, os animais ficam livres para caminhar no galpão e possuem amplo espaço para deitar, garantindo melhor conforto e bem-estar.
O diferencial deste sistema é a compostagem que ocorre ao longo do tempo com o material da cama e a matéria orgânica dos dejetos dos animais.
Quais são as vantagens do Compost Barn?
As vantagens do compost barn são inúmeras, dentre elas podemos citar:
-
Aumento da produção de leite, em média, de 4 a 18 litros;
-
1 lactação adicionada na longevidade das vacas, em média;
-
Facilidade em introduzir manejos que diminuem o retrabalho;
-
Redução de CCS e CBT do rebanho;
-
Menos problemas de casco;
-
Redução de 60% com custo de farmácia na fazenda;
-
Melhorias na saúde da glândula mamária;
-
Menor rotatividade de mão de obra;
Projeto de Compost barn em pequenas propriedades
Este sistema é uma boa alternativa para propriedades com limitação de área.
Nele, as vacas são divididas em lotes para possibilitar um manejo mais adequado para cada fase de produção.
As vacas no pré parto estão no lote que exige menor investimento, porém, é o que tem o melhor retorno. Uma vaca pré parto bem alojada pode produzir até 1500 kg a mais de leite na lactação seguinte.
Já as vacas em lactação são separadas de acordo com a produção.
O projeto do Compost barn tem o tempo médio de construção de 90 dias a 1 ano.
Construção do barracão
O barracão deve ser localizado onde haja uma boa circulação de ar e que seja próximo ao ponto de energia ou transformador, para reduzir custos com cabeamento.
O melhor local para se construir o barracão na fazenda é onde permitirá a expansão da construção futuramente, caso queira ou seja necessário.
O crescimento da construção sempre deve ser no sentido longitudinal, ou seja, no comprimento.
Um outro ponto importante é a construção do barracão no sentido leste – oeste. Isso auxiliará numa menor entrada de sol.
Medidas da cama
O tamanho da cama deve ser proporcional ao número de vacas do rebanho para garantir que esteja sempre seca.
Quanto maior a densidade de gado sobre a cama, maior a compactação pelo tráfego das vacas e problemas com a umidade, devido a produção de esterco e urina.
O recomendado é calcular 12 m² por vaca.
Para garantir que a cama se mantenha no lugar adequado, é construída uma parede com 60 cm de profundidade. Geralmente, são usados blocos ou concreto armado.
Os corredores
O corredor de alimentação é o local onde a vaca fica de pé para comer. Ele deve ter de 65 a 75 cm de linha de cocho por vaca e 4m de largura. Assim, as vacas poderão circular no local e ter o acesso facilitado.
Já o corredor de serviço é usado para retirar as vacas para a ordenha e o manejo. Este deve conter 2,5 m de largura.
A pista de alimentação é utilizada para passagem do trator para depositar a dieta das vacas.
No corredor central há cocho dos dois lados com 65 a 75 cm lineares por animal para oferecer a alimentação. A pista central deve ter entre 5,5 e 6 m de largura, já incluindo a área de alimentação dos animais.
Com relação ao corredor lateral, o funcionamento é parecido com o corredor central, porém, a comida é depositada apenas em um dos lados. Este deve apresentar entre 3 e 3,5 m de largura.
Um ponto importante é a necessidade de construir uma mureta para separar o corredor de alimentação da pista de alimentação.
A medida do lado interno desta mureta deve ser de 55 cm, enquanto no lado externo deve ser 45 cm. Desta forma a comida sempre estará 10cm acima do casco da vaca, reduzindo o esforço.
Telhados
O telhado deve apresentar a inclinação entre 30 e 33%. Isso é necessário para escoar o ar quente interno do barracão para fora, conhecido como “Efeito chaminé”.
Para evitar a entrada lateral de chuva e sol, é utilizado um beiral em toda extensão do barracão com medidas entre 2,5 e 3m.
Bebedouros
A água é de extrema importância para as vacas.
Cada lote deve conter, no mínimo, 2 bebedouros e cada vaca deve ter disponível 10 cm lineares.
Os bebedouros devem ser fixados em um local onde o piso seja impermeável. O recomendado é colocá-lo na parede que separa o corredor de alimentação da cama.
O ideal é que ele esteja a 80 cm do chão.
Os bebedouros devem ser limpos 1 vez ao dia para garantir que a água oferecida aos animais seja sempre de qualidade.
Manejo no Compost Barn
É importante lembrar que o aumento da produção é dependente do estado dos animais.
Manejo da compostagem
A cama deve ser iniciada com 30 a 40 cm de profundidade. Isto é necessário para que o calor produzido pela fermentação seja isolado abaixo da superfície.
Quanto aos substratos utilizados na cama, o padrão ouro, ou seja, com melhor qualidade, é a serragem ou a maravalha. Porém, outros materiais que podem ser usados são cascas de café ou de amendoim.
Alguns materiais não são recomendados para compor a cama, como a palha de arroz, pois apresenta uma grande quantidade de sílica que impermeabiliza a partícula, dificultando a absorção de água. O bagaço de cana também deve ser evitado, devido a presença de resíduos de açúcar que propiciam uma fermentação alcoólica.
Uma dica valiosa é comprar a serragem enquanto a obra ainda estiver em andamento, mas com o barracão já coberto. Normalmente, a serragem comprada está úmida. Comprando antecipadamente, há oportunidade de secá-la antes da entrada dos animais.
Umidade e temperatura da cama do compost barn
Estes parâmetros são muito importantes para o sucesso do seu compost barn.
A temperatura da cama abaixo da superfície deve ser estar entre 45 e 50°C. Este calor é formado pela fermentação aeróbica e é necessário para transformar a água ali presente em vapor, secando a cama.
Para um bom manejo da cama é utilizado o escarificador e a enxada rotativa.
O escarificador atinge uma grande profundidade, auxiliando a entrada de oxigênio nas camadas mais inferiores da cama. A escarificação deve atingir de 25 a 30 cm de profundidade, podendo alcançar até 40 cm.
Cuidado! O escarificador não pode atingir a terra abaixo da cama! A mistura da terra com a cama resultará na compactação.
A enxada rotativa quebra os torrões da cama, aumentando a área de evaporação de água.
A umidade é o que determina se o material da cama irá ou não se aderir nas vacas. O valor ideal de umidade é entre 30 e 45%.
Para testar se a umidade está correta, pode ser feito o teste da mão:
- Pegue uma porção da cama
- Comprima na mão
- Abra a mão e bata levemente
- Observe: Se a cama não formou um bolo sólido, ela está adequada!
Veja como fazer o manejo adequado da cama:
Ventiladores para compost barn
A ventilação sobre a cama é necessária para que a evaporação da água presente na superfície seja eficiente e garanta uma boa secagem.
A recomendação de ventilação sobre a cama é ventos de 2,5 m/s.
Quando aos tipos de ventiladores, os mais adequados são:
– Axiais: Promove uma grande quantidade de vento em uma área específica. Esta forma consome mais energia por m² de cama.
– HVLS: Ventila de forma mais dispersa e depende de uma boa troca de ar com o meio externo. É indicado apenas para galpões com boa ventilação natural. Porém, consome menos energia por m² de cama.
Quanto maior o comprimento do barracão, maior a quantidade de ventiladores alinhados. Com isso, a carga de vento ao final do barracão propiciará o espaçamento entre os ventiladores.
É importante pensar que: quanto mais eficiente for a ventilação, menor será o consumo de energia!
Limpeza de dejetos
A pista de trato e o corredor de manejo dos animais devem ser limpos com frequência, já que uma grande quantidade de fezes e urina produzidas pelos animais se acumulam nestes locais.
A higienização pode ser feita de 3 formas: Flushing, raspadores automáticos ou equipamentos acoplados ao trator.
O trabalho de consultoria da Prodap pode te ajudar na construção da instalação para seu rebanho, deixe sua mensagem aqui
Qual o preço de um projeto para 50 vacas