05 dicas infalíveis de autogestão para fazer seu home office mais produtivo

Data: 16/07/20

Autor: Caroline Cabral

Durante os últimos quatro meses um assunto em específico tem chamado a minha atenção: a autogestão durante o home office. Conversei com algumas pessoas, acompanhei os comentários em redes sociais, sites e grupos que tenho acesso e percebi que a dificuldade da autogestão é algo bem comum entre as pessoas.

Estamos sendo desafiados neste momento de isolamento social e, apesar disso, não podemos deixar a peteca cair não é mesmo?  Por isso, reuni algumas dicas de como ter sucesso nesse quesito que, já não era muito simples antes, mas se tornou ainda mais desafiador durante o primeiro semestre deste ano.

Então aí vão 5 dicas para se ter sucesso na autogestão durante esse período:

1° Elabore sua rotina home office

Crie uma rotina que não seja nem muito rígida a ponto de gerar um estresse e ficar difícil de ser cumprida, mas também não deixe de criar um direcionamento para as atividades do dia. Faça pequenas pausas para relaxar um pouco e quando finalizar o expediente evite ao máximo voltar para dar uma “olhadinha” em algo.

2° Mantenha um canal de comunicação com sua equipe

Quando estiver trabalhando, mantenha sempre um canal de comunicação bem próximo, como o whatsapp, por exemplo, ou qualquer outro tipo de ferramenta de comunicação que estiver acostumado. Lembre-se de todos os dias buscar informações sobre o que aconteceu na sua equipe, na sua empresa e/ou no mercado de trabalho.

3° Organize o seu espaço home office

Tente separar um espaço para você trabalhar, mantenha-o bem organizado e com os materiais que utiliza no dia a dia de trabalho. Se você mora com mais pessoas lembre-se de avisá-las sempre que estiver no período de trabalho, evite ligar aparelhos como TV, rádios e etc, eles podem te desconcentrar das suas tarefas.

4° Adote metodologias ágeis

Momentos novos pedem novas estratégias, por isso, se você ainda não pensou em mudar o seu método de trabalho talvez agora seja uma boa hora… Nesse contexto de home office, os métodos ágeis podem ajudar bastante! Vou citar os dois mais conhecidos e mais utilizados: o Kanban e o Scrum. Essas duas metodologias propõem, cada uma a sua maneira, formas de estruturar a gestão das atividades. São métodos bem simples e podem ser feitos de maneira individual.

5° Utilize ferramentas de gestão

A tecnologia está aí e deve ser aproveitada! Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a fazer a gestão do seu dia a dia, nelas você pode registrar a sua rotina, tarefas, objetivos macro e micros, compartilhar com outras pessoas e etc. Gerando históricos e deixando tudo de forma simples e visual. Vou deixar alguns exemplos aqui: Trello, Evernote, Google Keep, One Note e Slack.

Os profissionais que mandam bem na autogestão estão sendo cada vez mais valorizados no mercado e são considerados mais maduros e estratégicos. Então se você está com dificuldades para se organizar nesse momento difícil, espero que essas dicas possam te ajudar. E lembre-se sempre que esse momento #VaiPassar!



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