Categoria: Gado de Corte

Os 05 pilares para uma boa gestão de fazendas à distância

Data: 29/03/20

Autor: Rafael Mendes

Em tempos difíceis, vemos que é necessário gerenciar e estar o mais próximo possível do negócio. E quando falamos em gerenciar nessas circunstâncias, falamos em “resolver problemas” e em estar mais “próximos do negócio”, falamos em se fazer presente mesmo estando ausente fisicamente.

Em todos os contextos citados, enxergamos a tecnologia como forma de apoiar essa nova rotina dos pecuaristas e das fazendas.

Mais do que ninguém nós sabemos da importância do Agro para a população mundial e agora é hora de provarmos para nós mesmos que a pecuária 4.0 (ou pecuária digital), tão falada, realmente nos prepara ou nos permite estar passos à frente em situações adversas.

É certo que aquele ou aquela pecuarista que já faz amplo uso de tecnologias e conectividade, provavelmente está mais preparado para esse momento.

Bom… mas buscando ajudar o produtor, enxergo que temos alguns pilares para garantir com que suas operações permaneçam rodando e sendo produtivas, parte delas é um paralelo com o que fazemos pelos nossos clientes na PRODAP e você vai conhecer agora.

5 pilares da gestão à distância de sua fazenda

1. Foco

Foco, foco e mais foco na atividade fim da empresa. É hora de avaliar e re-avaliar suas receitas, custo e eventualmente despesas que possam ser cortadas ou “empurradas” para frente.

Lembre-se você está na crise e sobreviver é a prioridade! Reveja seu plano nutricional, planejamento de abates, evolução de rebanho e esteja sempre de olhos abertos para o caixa.

2. Gestão do tempo

Você precisa se preparar previamente, dividir seu tempo e selecionar o que é realmente importante a ser feito.

Você deve gerir também o tempo no qual estará conversando/alinhando o trabalho da fazenda com a equipe da fazenda como por exemplo gerir o tempo e objetivo da ligação/conferência). Por isso preparar-se previamente é importante.

3. Ferramentas

Use a abuse das ferramentas que você pecuarista possui é certo que por seu perfil de ser mais automatic o software é o mais indicado em momentos em que o seu tempo é valioso como esse. Mas, não dispondo deles faça uso qualquer coisa que tiver ao seu alcance, o importante é medir!

Aí se abre um mundo de possibilidades… Planilhas, indicadores, informações relevantes de mercado, qualquer coisa que possam basea-lo na tomada de decisão assertiva.

4. Liderança presente (mesmo na ausência física) e Comunicação

Tenha uma comunicação frequente e assertiva com seu time. Se importe genuinamente com as pessoas e cuide delas respeitando as limitações de cada grupo da sua equipe, seja esse grupo de risco ou não. As ajude e elas irão ajudá-lo no que precisa.

Falando em grupo de risco, nesse momento o mais indicado é diminuir drasticamente o transito de pessoas na propriedade mas para isso é necessária uma gestão. Faça uso de ferramentas para acompanhar o que está ocorrendo e preservar as pessoas.

5. Tenha metas!

Você precisa saber quais são os seus próximos objetivos com o negócio são eles que vão guiar toda a sua gestão de pessoas e processos. Faça check de metas e acompanhe seus indicadores e cronograma de atividades (semanalmente ou quinzenalmente) com seu time.

NA PRODAP – Como estamos estruturados para gerir as fazendas a distância:

Hoje nosso time de consultores está bem preparado para ajudar nossos clientes a gerir a distância, veja como conseguimos aplicar esses conceitos aqui:

A rotina do dia a dia

Nossa plataforma de softwares (prodap views) permite acompanhar como estão os cochos (se estão abastecidos, localização do gado, como estão os bebedouros, altura de pastagem etc). Assim o pecuarista pode de longe saber como estão os principais pontos da rotina da fazenda.

O tático

O time com base nas informações fornecidas pelo prodap views da rotina de altura, gado (quantidade e peso) e metas de resultados, consegue junto com o pecuarista realizar correções no manejo nutricional (com programas de nutrição dinâmicos da prodap) e de pastagem.

Na estratégia

Ajudamos os pecuaristas com base nas correções acima unindo informações mercadológicas e insights da equipe para a corrigir a estratégia da fazenda.

Como por exemplo: produzindo mais comida (ensilagem) para passar com mais animais na seca, para turbinar mais animais no confinamento ou revisar a estratégia em função das mudanças mercadológicas de preço de @, milho etc.

Tudo com foco no propósito e objetivo do ano que a fazenda possui.

Passamos por uma quebra de paradigma com essa transformação e inclusão digital das pessoas entretanto, mesmo remotamente nunca trabalhamos tanto pelos nossos clientes!

Mas isso só é possível, pois estamos amplamente amparados em nossos softwares, programas de nutrição dinâmicos, consultores bem preparados e foco na transformação pecuária.

Obrigado aos heróis do Agro que continuam trabalhando para nos alimentar. Orgulho por ser do agro.

‘As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças’

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *