Vivemos uma pandemia de coronavírus que acarretará profundos impactos financeiros ao redor do mundo nos próximos anos.
Governos de diversos países vêm impondo quarentenas aos cidadãos a fim de tentar reduzir o contágio e minimizar os impactos sociais e econômicos do covid-19.
Este cenário provoca medo e incerteza, e, portanto, é um desafio para qualquer gestor no mundo. Mas, o que fazer?
Eu costumo dizer que, nos tempos de crise ou bonança, o segredo de qualquer negócio é ter excelência em gestão. Gerenciar é resolver problemas, ou seja, sair da situação atual e chegar até a meta.
Mantenha a empresa focada na sua atividade-fim: vender bem e gastar com o essencial.
Em tempos de crise, uma gestão eficaz e eficiente é crucial para a sobrevivência de sua empresa.
Nesse momento, o importante é focar na atividade-fim, ou seja, “a alma do negócio” e deixar para segundo plano tudo aquilo que não gera vendas. As vendas com margens e volume adequados mantêm qualquer empresa viva.
Mesmo com as dificuldades de contato devido às restrições da quarentena, mostre para seus clientes que eles não estão abandonados. Manter o contato por telefone, Skype, Google Hangouts e outros meios deve ser rotina dos vendedores, para garantir a fidelização dos clientes.
Segure os gastos que não são necessários neste momento. O dinheiro da empresa deve ser direcionado para que a máquina de vendas continue funcionando.
Faça uma análise de todos os gastos realizados e mantenha apenas aqueles que são considerados cruciais para a sobrevivência da empresa, tais como, funcionários, matéria-prima, softwares, serviços que geram vendas ou reduzem custos (consultorias para resultados), logística etc.
Como manter a empresa focada em sua atividade-fim?
Se você tem a cultura de medir resultados por meio de indicadores, continue fazendo, mas promova uma revisão das metas de acordo com a mudança de cenário. Ter agilidade na adaptação ao novo cenário é uma das chaves do sucesso nesse momento.
Se você ainda não tem o hábito de medir os resultados, comece imediatamente. Crie indicadores claros, como faturamento, volume de vendas, custo por tonelada, percentual de despesas pela receita, e assim por diante. A definição de indicadores chaves para o negócio dá o norte para que todas as pessoas possam fazer esforço na direção correta.
Em seguida, estabeleça metas claras, desafiadoras, mas possíveis de ser alcançadas. Após a definição das metas, construa planos de ação com responsáveis e prazos. Essas duas etapas são o pontapé para focar as pessoas.
Tendo ou não a cultura de medir os resultados, crie forças-tarefas para atuar em vendas e gastos. Chame gerentes e pessoas capacitadas para atuar nessas duas frentes. Dê autonomia para que eles possam sugerir ações a serem seguidas pela empresa.
Faça reuniões semanais para acompanhar os planos de ação gerados. Ter a rotina de check de resultados, com profissionais capazes, é outro segredo do sucesso para atravessar essa crise.
Como gerenciar em tempos de quarentena?
Faça reuniões para acompanhamento das metas e ações remotamente. Utilize softwares de gestão (Prodap Smartmilk, Prodap Views, Smart Plan, etc.) para controlar os indicadores e as ações de cada responsável. As reuniões devem ser focadas para não se tornarem pontos de bate-papo.
Toda ação que for determinada deve ser registrada no plano de ação, com indicação de responsável e prazo. Isso é imprescindível para a sobrevivência da empresa.
Esteja aberto a flexibilização de alguns processos a fim de agilizar decisões. Confie na sua equipe. A crise pode trazer grandes oportunidades de vendas, compras, fusões e inovação para a sua empresa. Esteja preparado quando a oportunidade surgir.
O que acontecerá com sua empresa após a crise?
Não será fácil passar pela crise, mas com um time focado, ferramentas adequadas e direcionamento correto, a sua empresa atravessará esse mar revolto. Ter pessoas bem qualificadas trabalhando nos lugares certos é mais um segredo para o sucesso.
Com o estabelecimento da cultura de foco em resultados, sua empresa terá uma enorme vantagem competitiva ao menor sinal de recuperação econômica, pois sua própria equipe será capaz de antever o mercado e tomar decisões em função dos resultados obtidos frente a meta.
As empresas desorganizadas têm maiores chances de sucumbir nestes momentos, e mais dificuldade para se recuperar, pois toda a comunicação e as ações dos colaboradores estão desarticuladas. Já as bem gerenciadas têm processos mais eficazes e, por isso, maior agilidade para superar os obstáculos e retomar o crescimento.
Aproveite para implantar ferramentas que garantam a gestão da sua empresa, seja presencial ou remota. Dê direção e autonomia para sua equipe agir. Ao final da crise você perceberá que o que estou dizendo não é uma tarefa a mais desempenhar, mas sim, a melhor forma de atingir metas e sobreviver, sempre.
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