Quando o assunto é aumentar a produtividade da sua fazenda de corte, é preciso abordar alguns pontos, como tratos culturais, a roçada de capim e o manejo de pastagem. Para o primeiro ponto, o momento ideal para realizar o planejamento de tratos culturais para o próximo ciclo, acontece aqui no Brasil, no final do período das águas, em meados de fevereiro e março. O assunto abordado neste post é sobre roçada, mas para saber mais sobre os outros temas, acesse o nosso blog.
Como a roçada contribui para o aumento da sua produtividade?
Quando você ouvir a expressão “roçar o pasto”, entenda como o corte da planta forrageira existente na área da pastagem, feito pelo homem e não pelo animal através do pastejo. Esse processo é feito quando a pastagem ‘passa do ponto’, ou seja, quando há uma baixa taxa de lotação, favorecendo o crescimento descontrolado da planta devido ao sub pastejo.
Quando o pasto passa do ponto, o desempenho animal automaticamente cai, já que eles encontram dificuldade de consumir o capim que está mais alto ou com uma qualidade inferior. Além disso, quando o pasto está alto, o contato com a luz solar é menor na base do capim, atrapalhando a brotação e reduzindo a produção de forragem. Ou seja, ter a roçada em dia é fundamental para melhorar a produtividade da forragem e consequentemente o desempenho animal, garantindo a melhora dos seus resultados da sua fazenda.
Manutenção da pastagem com a roçada
Quando se trata de manutenção em pastos jovens, é necessário fazer a roçada imediatamente após a saída dos animais, isso porque rapidamente a planta forrageira mobiliza energia para efetuar a rebrota e se o tempo for maior que o necessário, a planta terá que fazer uma nova mobilização de reservas, só que agora, numa velocidade menor, impactando num rebrote mais lento e com menor vigor.
Já em caso de renovação de pastos, em um piquete passado, a roçada vai ser uma opção de “contenção de danos”, ou seja: o ideal é fazer isso no início, para obter os melhores resultados de produtividade.
O que observar na roçada?
Para obter bons resultados, é preciso se atentar a alguns pontos, como a altura desta roçada. A nossa recomendação é que ela seja entre 10 e 15 cm, já que os pontos de crescimento e energia utilizados no rebrote encontram-se daí pra baixo.
Fazendo isso, assim como foi dito anteriormente, a rebrota será mais rápida e vigorosa, o que permite que o pastejo nesta área aconteça em um menor período de tempo.
Material de apoio
Se você também está buscando melhorar a produtividade da sua fazenda e gostou deste conteúdo, confira e se inscreva em nosso canal do Youtube. Por lá, toda quinta-feira você confere vídeos novos com especialistas dando dicas sobre o assunto.
0 comentários