Categoria: Gado de Corte

Confinamento de Bezerros: Como alavancar a Recria e Engorda

Data: 28/11/18

Autor: Lucas Rabelo

 O confinamento de bezerros na recria visa impulsionar ainda mais desenvolvimento no animal para que ele possa dar retorno com o máximo do seu potencial genético.

Você já sabe que o balanceamento nutricional é o principal fator para produção de bovinos de corte. Mas você sabe como fazer o manejo adequado dessas estratégias para ter cada vez mais lucro?

Engorda de Boi em confinamento de recria

Os Benefícios do Confinamento de Recria

O Confinamento possibilita uma série de benefícios para os sistemas produtivos de recria e engorda, por exemplo:

  • Diluição dos custos fixos
  • ampliação das janelas de compra
  • alívio da carga no momento crítico de rebrote das pastagens.

 Tudo isto, elevando-se o peso dos bezerros e preparando-os para o confinamento no próximo ano.

Estas são vantagens que impactam diretamente nos resultados da fazenda e que podem ser obtidas com uma prática ainda pouco utilizada no Brasil: o confinamento de recria.

Veja também: Boi 777: O que é, vantagens e como aplicar a técnica em 3 etapas

O principal objetivo do confinamento de recria é de preparar os animais, durante o período das secas e início das águas, para a entrada no confinamento de engorda no próximo ano.

E isso é muito importante para os resultados de toda a operação.

Caso os bezerros terminem o período das secas com um desempenho baixo e entrem nas águas com o peso muito leve, pode haver grandes dificuldades de inserir este animal adequadamente no confinamento de engorda do próximo ano.

É importante que isso não aconteça porque ele acabará permanecendo na fazenda por mais um período de águas e por mais um de secas. Isso alonga o ciclo produtivo, afetando negativamente os resultados financeiros e operacionais da sua fazenda.

A estratégia de confinar a recria pode ser a solução!

Por que o confinamento de bezerros funciona?

Porque ele intensifica o ganho do peso na antes do período de engorda!

Por exemplo, para que o animal desmamado ao fim do período das secas, com peso de cerca de 180 kg, alcance o peso ideal para entrar no confinamento de engorda, de aproximadamente 380kg, será necessário que ele ganhe 200kg em um período de seis meses.

Ou seja, cerca de 1@/mês. Para sustentar este ganho elevado neste curto espaço de tempo, trabalhar com a recria confinada pode ser a estratégia ideal.

Recria confinada para a diluição dos custos fixos

Outro benefício gerado por esta estratégia refere-se aos custos da operação.

O confinamento de recria possibilita utilizar toda a capacidade ociosa do confinamento de engorda do boi. Ele se inicia quando o número de animais confinados para engorda já está sendo reduzido com o envio dos animais para o abate.

Como os custos fixos já foram alocados para o confinamento de engorda, pode-se considerar que os bezerros apresentam custo fixo praticamente igual a zero, o que reduz o custo da @ produzida em 15-20%!

Veja também: Quanto custa a arroba do boi? Saiba como calcular o custo da arroba produzida

 

Os resultados do negócio, é claro, são mais uma vez beneficiados por mais esta vantagem.

Ampliação da janela de compras da fazenda

Para fazendas de recria-engorda, o confinamento de recria possibilita outra grande vantagem: aproveitar as oportunidades de compra de bezerros em épocas em que seu preço está mais baixo.

Isto ocorre porque este confinamento possibilita comprar animais mesmo que não se possua estoque de pasto seco suficiente ou mesmo que as chuvas ainda não tenham iniciado para possibilitar a alocação de animais nas pastagens.

Com uma janela maior para compras e melhores possibilidades, o custo de compra é reduzido e o resultado, mais uma vez, é otimizado.

Confinamento de bezerros

Aliviação da carga no momento crítico de rebrote das pastagens

O final do período das secas que culmina com o início das chuvas é o momento mais crítico para as pastagens.

Isto se dá devido ao fato de que neste momento as plantas direcionarão grande parte da reserva de suas raízes para a emissão das primeiras folhas verdes, de forma que estas folhas possam realizar a fotossíntese e se tornem autossuficientes.

Porém, se neste momento houver animais pastejando nestas áreas, eles direcionarão o pastejo para o consumo destas folhas, fazendo com que a planta gaste o resto de nutrientes que possuí para emitir novas folhas verdes, que se consumidas, podem implicar no processo de degradação das pastagens.

Por isso o confinamento de recria possibilita, ao manter um grande volume de animais confinados, que estas plantas se estabeleçam devidamente em um processo de autossuficiência, para o posterior suporte a este rebanho.

No mínimo, mesmo que ainda haja animais pastejando, este número será menor, melhorando as condições de sustentabilidade da pastagem.

Confinamento de Recria: Como alavancar os resultados de Recria e Engorda

Maior produtividade do Rebanho e aumento dos lucros da fazenda

A engorda em confinamento do boi ainda na fase de recria impacta diretamente nos resultados do negócio e possibilitando que ele se torne ainda mais lucrativo.

Por todos estes motivos não há dúvidas do quão benéfico para a produtividade e o resultado da operação o confinamento de recria pode ser. Ele permite:

  1. Maior giro de estoque: por causa do aumento da rotatividade/ abate;
  2. Redução do custo por animal: com a diluição dos custos, maior espaço de manobra na reposição, com a ampliação da janela de compras;
  3. Alívio da carga nos momentos críticos das pastagens: contribuindo para a sustentabilidade do sistema.

Caso tenha interesse em implantar este método, entre em contato a Prodap.

A Solução Total Prodap pode lhe auxiliar na implantação deste sistema, além de contribuir em diversos outros aspectos para o seu negócio.

Tudo customizado para sua fazenda e para o incremento do resultado financeiro do seu negócio.

Converse com um dos nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a alcançar melhores resultados na sua propriedade! 

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *